Com a aceleração do e-commerce, qual o futuro das lojas físicas?

Instagram Celular Facebook Celular
whatsApp Celular

Com o boom da digitalização trazido pela pandemia e as consequências do confinamento, as perspectivas para o futuro das lojas físicas não pareciam nada animadoras. Em vez disso, o cenário parecia polarizado: ou as lojas se digitalizavam ou desapareceriam. Será? Os dados de um estudo recente que realizamos em conjunto com a Euromonitor mostram outra perspectiva. Como consequência do contexto global, é verdade que as vendas no varejo na América Latina diminuíram durante a pandemia, enquanto as de e-commerce aumentaram 54%, com picos de 87% em países como o Peru e de 61% no Brasil.1

Como isso foi possível? De acordo com a pesquisa, 67% dos consumidores brasileiros não se importam com o lugar onde compram (online ou offline), desde que possam obter o produto que desejam.2 De fato, 82% gostam de comprar tanto online quanto em lojas físicas.3 Além disso, tudo parece indicar que, até 2025, o e-commerce não só crescerá 42% no Brasil, mas também representará quase a metade (39%) do crescimento total de suas vendas no varejo.

Mas essas previsões não significam a extinção das lojas físicas.4 Elas continuarão respondendo por 57% do crescimento e 82% das vendas totais até 2025.5 As lojas físicas não irão desaparecer, mas serão transformadas. E, nesse contexto, o futuro das lojas online está diretamente ligado ao omnicanal.

Os varejistas omnichannel sairão na frente

Ser omnichannel não é mais um diferencial, é essencial. E aqueles que são capazes de fornecer tanto serviços online quanto interações físicas subirão ao pódio. O segredo é parar de pensar no e-commerce como uma plataforma separada das lojas físicas: devemos entender que o melhor canal é aquele que trabalha para o consumidor e que atende às suas necessidades. Nosso sucesso residirá no tipo de experiência que podemos oferecer a você por meio dos diferentes canais que fazem parte de nosso comércio.

Outros Artigos

Fale com
a Propaga

Instale o aplicativo
na sua tela inicial